O Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG tem por finalidade estimular, desenvolver e coordenar a pesquisa clínica, respeitando a qualidade ética de acordo com os princípios que tem origem no código de Nuremberg (1947), na Declaração de Helsinque (1948), de Tokyo (1975), de Veneza (1983) e de Hong Kong (1989), as diretrizes fundamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Comissão Nacional de Ética e Pesquisa – CONEP, Comitê de Ensino e Pesquisa – CEP, Manual Tripartite Harmonizado da Conferência Internacional de Harmonização (ICH) para a Boa Prática Clínica (GCP) e demais legislações pertinentes aos órgãos públicos na esfera Municipal, Estadual e Federal.
O Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG não possui Cadastro próprio de Pessoa Jurídica, utilizando o CNPJ da própria Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais nº 17.214.743/0001-67, no entanto gerencia seu próprio Centro de Custos. Os repasses financeiros serão apresentados à Presidência da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, semestralmente.
O Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG é vinculado à Diretoria Científica por sua vez subordinada a Presidência da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, é gerenciado pelo Diretor Científico, função designada pelo Presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais.
O Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG no (s) ensaio (s) clínico (s) preconiza (m) o (s) fundamento (s) ético (s) e científico (s), respeitando o (s) participante (s) da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, ponderando o (s) risco (s) e benefício (s) e objetivando a destinação sócio humanitária.
O Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG conduzirá ensaios clínicos acadêmicos (residência médica), patrocinados, com participação da indústria farmacêutica e fomento, coparticipação, estudos unicêntricos e multicêntricos nacionais e internacionais, acima de tudo preservar a qualidade do participante (s) da (s) pesquisa (s) e valorizar o investigador (es), pesquisador (es), coordenador (es) e demais membros designados.
Na nossa lida, à frente da AEBMG, estamos convictos do grande impacto dos serviços prestados pelo Hospital Evangélico à população de Minas Gerais. A cada ano, assistimos este trabalho crescer e alcançar níveis de excelência em todas as especialidades médicas e demais serviços. Contudo, é quando um sonho se torna realidade, que percebemos a benção de Deus mais uma vez, confirmando nosso caminhar. Este sonho sonhado realizou-se na forma do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Evangélico que ganhou o nome de Instituto Euler Borja.
Logo após a criação do Comitê Ética e Pesquisa do HE em 2018, a AEBMG foi chamada a exercer sua vocação de ensino. Hoje podemos dizer que somos um Hospital Escola. Aqui formamos uma média anual de 45 residentes e 190 acadêmicos estão em nosso quadro de enfermagem.
Esta vocação do ensino teve seu início com a Escola técnica de enfermagem, em 1967. Hoje, com muita satisfação, podemos afirmar que o Hospital Evangélico caminha pra uma nova etapa onde o Ensino e Pesquisa terão cada vez mais ênfase no dia- a dia da comunidade acadêmica.
Nosso objetivo é contribuir para a qualidade do Ensino e das Pesquisas realizadas nas unidades da AEBMG permitindo a discussão do papel destes estudos no desenvolvimento institucional e social da comunidade, e ainda colaborar para a valorização do pesquisador, reconhecendo sua importância.
Todas as atividades que possam promover a pesquisa e o ensino nas unidades da AEBMG serão incentivadas por essa diretoria que não só valoriza o trabalho deste recém formado Instituto, mas também, reconhece o esforço do corpo clínico envolvido para sua criação.
A realização de pesquisa clínica ou ensaio clínico traduz em “qualquer investigação conduzida no ser humano destinada a descobrir ou verificar os efeitos clínicos farmacológicos ou outros efeitos farmacodinâmicos de um ou mais medicamentos experimentais, ou identificar os efeitos indesejáveis de um ou mais medicamentos experimentais, ou analisar a absorção, a distribuição, o metabolismo e a eliminação de um ou mais medicamentos experimentais, a fim de apurar a respectiva segurança ou eficácia”. As melhores intervenções no que diz respeito à sua segurança, efetividade, eficiência, acessibilidade e qualidade, são criteriosamente desenhadas, conduzidas e controladas conforme os protocolos que deverão assegurar padrões éticos para com o participante da pesquisa e garantindo dados precisos.
a) Pesquisa Clínica: pesquisa que individualmente ou coletivamente, envolva o ser humano, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações e ou materiais.
b) Estudo Clínico Patrocinado: pesquisa clínica com patrocínio privado, indústria farmacêutica ou outros correlatos.
c) Estudo Clínico Fomentado: pesquisa clínica proposta pelo investigador, apoiado financeiramente por agência pública de fomento (FAPESP, UFMG, FINEP e etc.) ou órgão privado (laboratório farmacêutico, indústria de equipamentos e etc).
d) Pesquisa Clínica de Caráter Institucional: pesquisa oriunda da iniciativa do pesquisador cuja instituição deseja ou tenha interesse em desenvolver e que não necessariamente tenha recurso financeiro.
Os ensaios clínicos apresentam diferentes desenhos, objetivos e as metodologias definidas. Seguem-se algumas definições mais comuns:
a) Ensaio Clínico Multicêntrico Multinacional: estudo realizado de acordo com um único protocolo, em mais de um centro de ensaio e em mais do que um país.
b) Ensaio Clínico Aberto: estudo em que tanto o investigador como os participantes da pesquisa sabem qual a medicação que está a ser administrada.
c) Ensaio Clínico Aleatorizado: um ensaio em que todos os doentes são distribuídos ao acaso por dois ou mais grupos de tratamento.
d) Ensaio Clínico em Ocultação Simples: estudo em que o investigador sabe que tratamento que o doente está a receber, mas o doente não tem acesso a essa informação.
e) Ensaio Clínico em Dupla Ocultação: estudo em que nem o doente nem o investigador sabem qual o tratamento que o doente está a receber.
f) Dependendo do objetivo do ensaio clínico, podemos ainda classificá-los como: Ensaio Comparativo, Ensaio de Equivalência, Ensaio de Não-Inferioridade e Ensaio de Superioridade.
DA COMPOSIÇÃO DOS MEMBROS DO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EULER BORJA IEP/AEBMG
Sr. Euler Borja
Presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais
Dr. Gabriel Assis Lopes do Carmo
Diretor Cientifico da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais
Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja IEP/AEBMG
Dr. César Cássio Broilo França
Dr. Flávio Eduardo Giorgeto
Pesquisador (es) Responsável (is) Cardiologia
Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja IEP/AEBMG
Dra Lilian do Carmo
Dr. Tiago Lemos Cerqueira
Pesquisador (es) Responsável (is) Nefrologia
Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja IEP/AEBMG
Dr. João Medeiros Neves
Dr. Vinícius Monteiro de Castro
Pesquisador (es) Responsável (is) Oftalmologia
Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja IEP/AEBMG
O Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG é constituído por uma equipe multiprofissional dedicada à pesquisa clínica. Todos os coordenadores possuem formação em áreas das ciências da saúde e participam de cursos, eventos direcionados a ensaios clínicos, treinamento em Boas Práticas Clínicas (BPC), conhecimento das regulamentações nacionais e internacionais para o desenvolvimento e condução.
I – 1 (um) Diretor (a) Cientifico (a);
II – Investigador (es) Principal – PI;
III – 1 (um) Coordenador (a) de Análise Metodológica Científica;
IV – 1 (um) Coordenador (a) de Análise Financeira;
V – 1 (um) Assessor (a) Jurídico;
VI – 1 (um) Coordenador (a) de Estudos;
VII – 1 (um) Coordenador (a) de Farmácia Clínica;
VIII – 1 (um) Secretário (a) Administrativo (a);
IX – Grupo de Apoio.
Organograma Institucional:
II - Ficha de Cadastro (Anexo).
III - Declaração Investigador Principal (Anexo).
IV - Formulário de Autorização do Diretor do Departamento (Anexo).
V - Declaração Diretoria Administrativa (Anexo).
VI - Declaração Diretor Técnico (Anexo).
VII - Formulário de Analise Financeira(Requisitante) (Anexo).
VIII - Formulário de Análise Financeira(Coordenador) (Anexo).
IX - Formulário de Análise Metodologica (Anexo).
X - Parecer Assessoria Juridica - Análise Minuta Contratual (Anexo).
XI - Termo de Compromisso do Pesquisador (Anexo).
O Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG conta com infraestrutura em conformidade a Instrução Normativa nº 4 de 11 de maio de 2009.
I – Administrativo:
a) espaço para recepção;
b) 01 (uma) sala administrativa;
c) 01 (uma) sala de reunião;
d) 01 (uma) sala de treinamento
e) espaço com arquivo (s) físico com tranca e acesso restrito para guarda de documentação.
II – Consultório (s)
a) 02 (dois) consultório (s) equipado (s) com: computador, impressora, 01 (uma) balança, 01 (um) esfigmomanômetro, 01 (um) estetoscópio e termômetro digital;
III – Sala de procedimento:
a) 01 (uma) sala de procedimento
IV – Farmácia Clínica:
a) possui espaço restrito para uso exclusivo, com armário (s) e tranca, geladeira(s) com monitoramento e registro de temperatura;
V – Laboratório:
a) laboratório para processamento de amostras biológicas, com capela de fluxo laminar, centrífugas refrigeradas;
b) Sala de coleta;
VI – Almoxarifado:
a) possui espaço restrito para uso exclusivo do Instituto de Ensino e Pesquisa Euler Borja – IEP/AEBMG no armazenamento de kits, materiais e demais insumos da pesquisa clínica.
Sala de Treinamento
Unidade de Internação.
Centro de Terapia Intensiva.
Pronto Atendimento
Central de Material Esterilizado
Salas de Hemodiálise
Consultórios
Consultório Oftalmológico
Raio X, Tomografia e Ultrassonografia
Laboratório de Análises Clínicas
Centro Cirúrgico